Corpo a Corpo - De Gilberto Braga (Rede Globo, 1984)
(1 - Antonio Fagundes e Débora Duarte).
‘Corpo a Corpo’‘Corpo a Corpo’. Era uma novela extremamente benfeita, com uma trama bem armada, baseada em histórias de ascensão social e vingança, com Débora, Fagundes, Glória Menezes, Joana Fomm, Hugo Carvana... Até hoje, é muito elogiada por escritores. Sempre tem algum escritor de novela que a elogia.
Gilberto Braga, com colaboração de Leonor Bassères, escreveram em 1984 a novela "Corpo a Corpo", que foi exibida pela Rede Globo, às 20h. Na direção dos 179 capítulos estiveram Dennis Carvalho e Jayme Monjardim.
(Selton Mello e Lauro Corona).
A novela tinha como tema central a ascensão social e a vingança. Uma das histórias principais era a de Eloá (Débora Duarte), uma mulher envolvente que, em busca de projeção social, acreditava ter chances de se destacar na empresa de engenharia onde trabalhava ao lado do marido, o doce Osmar (Antonio Fagundes), homem sem grandes ambições. Os dois estavam casados há 16 anos e tinham um filho, Ronaldo (Selton Mello).
Durante uma festa, no primeiro capítulo da novela, Eloá, frustrada por não ter conseguido uma promoção na empresa, conheceu o misterioso Raul (Flávio Galvão), aparentemente o demônio, e fez um pacto com ele. Raul dizia que poderia fazer com que ela ascendesse socialmente, e Eloá aceitou a proposta, que transformou inteiramente sua vida. Ela começou a se destacar profissionalmente e sua ascensão profissional foi o principal motivo da crise de seu casamento com Osmar.
(Débora Duarte e Fagundes).
Uma personagem também muito importante na trama era a da enfermeira Tereza (Glória Menezes). Viúva criava com toda dedicação a filha de 16 anos, Heloísa (Isabela Garcia), uma menina aparentemente doce, mas muito sonsa. Tereza fora desprezada no passado por Osmar, seu grande amor, e tinha um único objetivo no presente: destruí-lo. Aos poucos, se descobriu que Tereza tinha uma relação com Raul.
(Selton Mello, Fagundes e Débora).
Enquanto, Lúcia Gouveia (Joana Fomm) era outra personagem central na história. Mulher ambiciosa e muito inteligente buscava o sucesso financeiro por meio de casamentos com homens ricos, mas um segredo envolvendo Amauri (Stênio Garcia), irmão de Osmar, podia atrapalhar seus planos. Amauri era um ex-presidiário, por quem ela foi apaixonada.
Também tinha um outro núcleo fundamental da novela envolvendo o empresário Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana), dono da firma em que trabalham Osmar e Eloá. Alfredo era um homem autoritário e dominador. Ficou viúvo no primeiro capítulo da novela e interferia bastante na vida de seus três filhos, Beatriz (Malu Mader), Cláudio (Marcos Paulo) e Olavo (Marcelo Picchi). Beatriz era estudante de comunicação social. Séria e muito responsável, se preocupava com o futuro da humanidade. Vivia em conflito com o pai. Seu irmão Cláudio era seu oposto. Inquieto, não sabia ao certo o que queria da vida. Olavo era o mais certinho dos três. Casado com Margarida (Lilia Cabral), tinha uma vida medíocre e fazia de tudo para agradar o pai. Era um engenheiro aplicado, mas não tinha a criatividade e a inteligência do pai.
(Zezé Motta e Marcos Paulo). O autor Gilberto Braga trouxe para a trama de "Corpo a Corpo" a discussão sobre racismo através da família de classe média de Antônio (Waldir Onofre) e Jurema Rangel (Ruth de Souza). A filha do casal, Sônia (Zezé Motta), uma jovem arquiteta, começava a namorar Cláudio, filho do rico empresário Alfredo Fraga Dantas, e passava a ser discriminada pela família dele.
A relação entre os dois causou polêmica, inclusive entre os telespectadores. Vítima do racismo da família Fraga Dantas, Sônia chegou a romper com Cláudio, apesar de amá-lo. O destino, no entanto, fez com que ela ficasse eternamente ligada àquela família. Alfredo caiu do cavalo e teve uma fratura exposta da tíbia. Para sobreviver, o médico informou ser preciso fazer uma transfusão de sangue urgente. A única pessoa que tinha o tipo sanguíneo compatível como o de Alfredo, O negativo, era Sônia, e foi seu sangue que acabou salvando a vida do patriarca da família Fraga Dantas.
O romance entre Beatriz e Rafael (Lauro Corona) mereceu destaque. No início da história, ela namorava Zeca (Caíque Ferreira), e ele era noivo de Ângela (Andréa Beltrão). Ao se conhecerem no curso de datilografia os dois se apaixonaram, mas por serem comprometidos, não se declaram. Rafael nasceu no Sul e veio para o Rio de Janeiro com a mãe, Guiomar (Eloísa Mafalda), e a noiva, após perder o pai em uma trágica enchente. Bia chegou a marcar o casamento com Zeca, mas desistiu da união quando Rafael declarou que estava apaixonado por ela e não aguentaria vê-la com outro homem.
Nesse meio tempo, o casamento de Eloá e Osmar já ia de mal a pior. A situação entre os dois ficou insustentável quando ela assumiu um cargo de direção na empresa e, por chantagem de Raul, foi obrigada a demitir o marido. Ela foi convidada para assumir a presidência da Fraga Dantas Internacional, e Raul, mais uma vez, disse que ela não podia recusar. Eloá, então, partiu com o filho para o Cairo. Cansada de ser atormentada por Raul, ela decidiu voltar para o Brasil e descobriu a verdadeira identidade e os interesses do homem que não a deixava em paz.
Enquanto isso, Raul revelou a Teresa que poderia fazer Osmar ficar apaixonado por ela, mas com uma condição: ela teria que matar Alfredo com uma injeção fatal. Teresa chegou a preparar a injeção, mas na hora de aplicá-la, não teve coragem. Tereza abriu o jogo com Osmar e revelou que fez Raul se aproximar de Eloá com o intuito de separá-la dele. Agora, ela confessou que não temia perdê-lo, pois sabia que, no fundo, ele amava Eloá.
(Renata Fronzi, Italo Rossí e Natalia do Valle).
Não resta a menor dúvida que foi um golpe de mestre de Gilberto Braga para segurar o telespectador com suas fantasias.
Osmar, então, decidiu investigar porque Raul desejava matar Alfredo e, para sua surpresa, ele descobriu que seu irmão, Amauri, estava por trás de tudo.
Ao longo da trama, Alfredo se envolve com Lúcia e chegou a se casar com ela. Revoltado, Amauri planejou matar Alfredo. Ele fugia do irmão e, cheio de ódio foi se encontrar com Lúcia. Ciente de seu descontrole emocional, ela conseguiu acalmá-lo, mas o local onde eles estavam pegou fogo e os dois morreram queimados numa das cenas mais fortes do último capítulo da novela. Osmar e Eloá finalmente se reconciliaram, e Tereza acabou se envolvendo com Alfredo.
Curiosidades:
- Assim como em Dancin’days, também de Gilberto Braga, Joana Fomm brilhou no papel de vilã.
- Joana Fomm lembra que certa vez, durante a novela, estava em um bar com um grupo de amigos e o garçom que os atendia não quis servi-la, alegando que ela era uma má pessoa. Ela respondeu que a Lúcia, sua personagem, era má, mas ela, Joana, não. O garçom disse que elas eram muito parecidas e não a atendeu.
- Antônio Fagundes conta que, a princípio, recusou o convite para integrar o elenco da trama de “Corpo a Corpo”, pois tinha uma viagem agendada. O ator ia passar um mês em Nova York e não havia como cancelar a viagem. Gilberto Braga, então, propôs que ele gravasse todas as cenas em que seu personagem apareceria nesse primeiro mês da história. O autor escreveu especialmente as cenas de Fagundes e, diante dessa proposta, ele conta que não teve como recusar o convite. Gravou todas as sequências iniciais de Osmar, seu personagem, passou um mês em Nova York e retornou ao Brasil para dar prosseguimento à novela.
- A novela marcou a estreia de Lília Cabral, Andréa Beltrão e Luíza Tomé na Rede Globo.
A maior novelista brasileira, Janete Clair, sempre disse: "quando o autor acerta em 50% da escalação de seu elenco, já está com meio sucesso garantido". Foi o que aconteceu com "Corpo a Corpo". Porém, parece que os autores esqueceram dessa regra. Lançar uma novela com um casal principal desconhecido, é um erro. O público quer se identificar com aquele personagem, mas antes usa o rosto do ator conhecido e familiar, para chegar à identificação. É preciso cuidado!
Todas as informações deste texto e as imagens que o ilustram foram pesquisadas em sites da Internet e no Projeto Memória Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário